sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tecnologias Assistivas

Olá pessoal, deixo aqui o resumo de um artigo que eu escrevi sobre a importância das tecnologias assistivas para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais de aprendizagem. Na época, eu usei o termo "deficientes". A pesquisa foi aplicada em três escolas públicas do município de Vitória, onde ficou claro o avanço das crianças utilizando hardwares e softwares apropriados às suas necessidades, bem como a necessidade de formação dos docentes para trabalhar com as tecnologias assistivas.
Quem se interessar em ler na íntegra, depois eu disponibilizo no AVA.

RESUMO
O presente trabalho se propõe a apresentar a importância das Tecnologias Assistivas para a formação dos professores mediadores do laboratório de informática e dos professores especializados da educação especial em relação à aplicação das tecnologias assistivas na aprendizagem de crianças com deficiências. Busca responder, com aporte teórico, a questões do tipo: quais as condições pedagógicas que têm caracterizado o atendimento dos alunos com deficiências? Como trabalhar a diversidade com enfoques específicos para garantir uma aprendizagem significativa às crianças com deficiências? Este trabalho contribui de forma significativa para a melhoria da qualidade do trabalho dos professores para com pessoas deficientes, pois apresenta, de forma simples, como trabalhar com as tecnologias assistivas que auxiliam as práticas pedagógicas cotidianas e promovem um ambiente mais inclusivo.
Palavras – chave: Prática Docente. Formação do Professor. Planejamento. Tecnologias Assistivas. Educação Inclusiva.
Por: Deluzia Daleprane

Nenhum comentário:

Postar um comentário